top of page

Moradia H&G

Acabada de habitar.

Mais um objectivo cumprido.

E um Projecto tornado realidade.

 

Um terreno excepcionalmente diversificado permite, pelas plataformas existentes e pela riqueza em flora, promover um enquadramento romântico, com princípios e alinhamentos clássicos, que organizam todo este espaço em torno da moradia, deixando a zona de arborização selvagem e mais intensiva, no seu aspecto mais providencial e natural possível.

O desnível entre a plataforma superior e inferior do terreno foi o principal motivo, a partir do qual foi definida a implantação da moradia.

Não menos importantes, a orientação solar e vizinhança, obrigaram a voltá-la para Sul, abrindo-se para o jardim e pomar a Sul.

O desnível proporciona um recolhimento da zona de estar abrigado da intromissão visual, bem como tirar o maior proveito da vegetação que envolverá toda esta dimensão romântica, com vista para a floresta, a nascente.

Para a distribuição do programa previsto para a moradia separaram-se as funções sociais e privadas em dois corpos deslizantes sobre um eixo longitudinal, que permite evidenciar o vestíbulo como peça de ligação/distribuição das funções e serviços entre as alas e pisos de todo este conjunto edificado.

Numa envolvente de excepção e com suficiente privacidade proporcionada pela dimensão e afastamento à vizinhança, privilegiou-se a dimensão dos vãos, colhendo o melhor impacte possível no que concerne ao aproveitamento da insolação controlada - recorrendo a palas de sombreamento balançadas sobre os respectivos planos de fachada.

 

António Mota & Susana Machado - Arquitectos, Lda

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page